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sábado, 27 de dezembro de 2014

Corte de internet pré-paga para celular começa em janeiro

Em 2015, usuários de internet pré-paga ou de planos “controle” no celular deverão se contentar com menos tempo na rede. Todas as operadoras passarão a bloquear a navegação após o fim do pacote de dados contratado, em vez de reduzir a velocidade de conexão como sempre fizeram e como ainda acontece em planos pós-pago.
A nova estratégia, antecipada pelo GLOBO em outubro, busca forçar o consumidor a adquirir franquia adicional de internet. Comum em países da Europa e nos Estados Unidos, ela já vinha sendo implementada por algumas operadoras brasileiras em escala reduzida.
Em comunicado publicado em seu site, a TIM informou que a nova regra passa a valer a partir de 15 de janeiro para clientes pré-pago nos estados de Rio Grande do Sul e Pernambuco e na área coberta pelo DDD 19 (dezenas de municípios do interior de São Paulo). Nas demais regiões, continuará em vigor a prática de “velocidade reduzida”. As mudanças ocorrerão nos planos “Infinity Pré”, “Infinity Controle”, “Liberty Controle” e “Liberty Controle Express”. nas ofertas dárias “Infinity Web 10”, “Infinity Web 30”, “Infinity Web 100”, “Infinity Web 10 + Torpedo”, “Infinity Web 30+ Torpedo” e no benefício de internet da oferta “Turbo 7”.
A operadora esclareceu que, para seguir navegando, o usuário pode contratar um pacote adicional de internet ou migrar para outra oferta de internet com franquia superior.
“Se o cliente optar em não seguir com nenhuma das opções apresentadas, sua conexão de dados seguirá bloqueada até o fim do dia. Após a 0h, inicia-se um novo fluxo de cobrança, e caso o cliente tenha créditos suficientes para ativar uma nova franquia, a ativação da mesma se dará após o primeiro uso do serviço de dados”, acrescentou o comunicado.
Mesmo após o bloqueio, o consumidor poderá continuar acessando alguns serviços selecionados pela operadora, como o aplicativo Blah, o aplicativo Meu TIM e o aplicativo recarga Express.
Consumidor deve ser avisado com antecedência
A Vivo — que foi a primeira a adotar o novo modelo de tarifação, em novembro, para clientes de MG e RS — informou que vai estendê-lo a 11 outros estados e ao Distrito Federal a partir de 30 de dezembro. São eles Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Na Claro, a mudança ocorrerá a partir de 28 de dezembro para todos os usuários dos planos pré-pago e controle. A operadora começou a enviar mensagens de SMS aos clientes em novembro informando sobre a mudança.
Os clientes da Oi já estão tendo que se acostumar com o novo formato. Desde 9 de dezembro, a operadora já corta a internet após o fim da franquia dos planos pré-pago e controle.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não vê problema na mudança alegando que, pelas regras do setor, as operadoras são livres para adotar suas modalidades de cobrança. Mas os usuários devem ser comunicado da alteração com antecedência de no mínimo 30 dias, como prevê Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações.

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